Áreas de Atuação

EMDR® – Dessensibilização e Reprocessamento através de Estímulos Bilaterais

     Criado no final dos anos 1980 pela psicóloga americana Francine Shapiro e proposto como uma nova abordagem psicoterápica, o EMDR® (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) é uma técnica de reprocessamento de traumas através da estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, propiciando a dessensibilização da lembrança traumática. Essa estimulação pode ser através de movimentos oculares, táteis ou auditivos, dependendo de como a pessoas reage e absorve cada um dos estímulos.

     Com a proposta de obter resultados efetivos em um curto período de tempo, o EMDR® é um modelo psicoterápico que abrange princípios, procedimentos e protocolos clínicos amplamente testados com ganhos surpreendentes. Integra também teorias psicológicas – humanística, sistêmica, psicodinâmica e somática – e psicoterapias como cognitivo-comportamental, interpessoal, centrada na pessoa e psicodinâmica.

     O EMDR® é fundamentado na premissa de que cada pessoa possui uma tendência inata para a saúde e a integração, possuindo a capacidade interna para alcançá-las. Como uma abordagem sempre em evolução, o EMDR® é baseado e aprimorado a partir de estudos consagrados e de pesquisas que vão surgindo sobre a forma com que o cérebro processa e armazena as informações

Recentemente o EMDR® foi aprovado como uma abordagem psicoterapêutica baseada em evidências pelo Governo dos EUA, tendo recebido o mais alto selo de aprovação e garantia dado pelo NREPP - National Registry of Evidence-based Programs and Practices. Este registro é concedido o Substance Abuse & Mental Health Services Administration que faz parte do U. S. Department of Health and Human Services (http://nrepp.samhsa.gov/ViewIntervention.aspx?id=199).




MindKeepers Psicologia © 2018 - Todos os direitos reservados.
R. Cristalândia, 287 - Alto de Pinheiros - (11) 9-6905-2277 / (11) 9-8402-1333
R. Poconé, 208 - Sumaré - (11) 3675-6726 / (11) 9-9603-5575