Áreas de Atuação

Orientação Vocacional / Profissional

     Você tem que escolher e agora?

     A escolha da profissão é o momento que o jovem se depara com situações conflituosas, terá que escolher uma, dentre as inúmeras opções existentes no mercado de trabalho.

     A possibilidade do “ter” que decidir faz aumentar a ansiedade e esta intimamente relacionada a questões que demandam reflexões de como suportar a ambiguidade, resolver conflitos, entender as influências familiares e sociais, e tolerar frustrações.

     As realidades socioculturais mudam incessantemente, novas carreiras surgem em decorrência da demanda do mercado de trabalho em constante mutação.

     A orientação vocacional esta engajada nesse processo, de forma a facilitar a compreensão e elaboração de aspectos de natureza psicológica envolvidos na escolha. Essa prática deve ainda considerar aspectos de natureza social, política, econômica, tecnológica.

     O processo tem por objetivo desenvolver autonomia e responsabilidade através de dinâmicas e instrumentos científicos específicos para verificar interesses, talentos, aptidões e quais as potencialidades necessárias no desempenho das diversas profissões.

     A função do trabalho de orientação vocacional é de ser um facilitador para que o jovem perceba que essa ação é na verdade um projeto de vida, portanto é necessária a reflexão de etapas importantes que compreendem o processo da escolha profissional. As etapas são as seguintes:

     1) Autoconhecimento
• quem sou? E o que quero "vir a ser"?
• como faço as minhas escolhas?
• quais os meus interesses?
• quais as minhas aptidões?
• quais os valores e atitudes que possuo?
• como reajo frente as solicitações do meio?

     2) O que conheço sobre:
• as diversas profissões;
• as oportunidades de cada profissão;
• o mercado de trabalho, na atualidade.

     3) A partir das informações na primeira fase, o autoconhecimento (perfil psicológico versus carreiras); a segunda, o conhecimento das inúmeras profissões, a realidade profissional, o escopo do trabalho de cada uma delas e, finalmente, a tomada de decisão.

     A escolha profissional, como também o sucesso na carreira tem que ser entendido e assimilado como um processo, no qual as pequenas realizações são tão importantes quanto as grandes, isto porque para se chegar a qualquer resultado é preciso abrir uma trilha escrevendo a sua história, com planejamento, objetivos claros e posicionamento de qual é o “seu” projeto de vida.



MindKeepers Psicologia © 2018 - Todos os direitos reservados.
R. Cristalândia, 287 - Alto de Pinheiros - (11) 9-6905-2277 / (11) 9-8402-1333
R. Poconé, 208 - Sumaré - (11) 3675-6726 / (11) 9-9603-5575