Áreas de Atuação

Psicoterapia de Casal

     Na terapia de casal temos a oportunidade de rever a vida a dois, muitas vezes desgastada pelo acúmulo de pequenos desencontros do dia-a-dia. É um espaço apropriado para facilitar a comunicação. A falta de diálogo deteriora as relações, assim como o entendimento equivocado da fala do outro com interpretações distorcidas que podem levar a inúmeros e desgastantes desentendimentos. Não precisamos só saber falar, mas também saber ouvir o que o outro está dizendo e entender o verdadeiro conteúdo comunicado naquele momento. Numa terapia de casal isso é detectado e treinado para que os cônjuges possam transformar verdadeiramente sua relação em algo mais equilibrado e transparente.

     Nessa modalidade de atendimento, o cliente é o relacionamento. Assim sendo, o papel do terapeuta é acolher, ouvir e ajudar ambos os membros do casal a dialogar de maneira efetiva no interesse da relação. Durante o processo terapêutico, evidenciam-se as reais necessidades de cada um e desfazem-se os papéis de vilão e vítima, evoluindo para a individualidade saudável de cada um, tornando possível uma relação verdadeira. Essa abordagem tem a função de ajudar os casais em conflito ou disfuncionais a melhorar a harmonia entre o casal, a comunicação, expectativas irrealistas, resolução de conflitos, repensando, modificando e fortalecendo a relação conjugal.

     O terapeuta de casal funciona como um facilitador para que venham à tona as razões que, de fato, motivam os conflitos existentes na vida do casal. Ele atua como intérprete das necessidades, sentimentos e angústias de cada um, tornando possível um diálogo que não está se desenvolvendo adequadamente em casa. É uma psicoterapia em que ambos os parceiros participam, tendo o foco na sua interação e nas dificuldades específicas que estão vivendo. Ela pode auxiliar o casal a pôr seu relacionamento de volta aos trilhos. O objetivo é descobrir onde as coisas estão indo mal e procurar modos de melhorar. Não é uma fórmula mágica que irá "consertar" as coisas, mas um canal para o casal entender melhor suas dificuldades e trabalhar em cima delas.

     Porém, há situações em que o desgaste já é tão grande ou, talvez, em que o amor já não exista, que o melhor mesmo é a separação. Essa também é uma das funções desta terapia, proporcionando ao casal um clima de maior harmonia e diálogo, para que a ruptura se realize de forma madura e responsável e, caso haja filhos, que estes sejam minimamente afetados.

Alguns dos objetivos na terapia podem ser:

  • Identificar objetivos comuns;
  • Negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação;
  • Aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento;
  • Desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso;
  • Acabar com a competição;
  • Melhorar a comunicação;
  • Entender as necessidades do outro;
  • Superar a infidelidade ou traição;
  • Melhorar a vida sexual.




  • MindKeepers Psicologia © 2018 - Todos os direitos reservados.
    R. Cristalândia, 287 - Alto de Pinheiros - (11) 9-6905-2277 / (11) 9-8402-1333
    R. Poconé, 208 - Sumaré - (11) 3675-6726 / (11) 9-9603-5575